Aumento de vagas reservadas às mulheres na PM
Aprovada na sessão de segunda-feira dia 07, a moção legislativa n. 251/13 será encaminhada agora ao Governador, Raimundo Colombo e ao Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba. O documento reivindica o aumento no número de vagas reservadas às mulheres para o cargo da polícia militar em Santa Catarina.
No concurso realizado em 2013, foram disponibilizadas um total de 1000 vagas, destas foram preenchidas efetivamente 857 vagas, sendo que 765 foram para o sexo masculino e 92 para o feminino, de maneira que todos os candidatos do sexo masculino foram convocados, restando como cadastro de reserva apenas os candidatos de sexo feminino.
Procurado por um grupo de mulheres que realizaram a prova e passaram de fato em todas as etapas, os vereadores Anilton Freitas e Marcius Machado apresentaram o documento, “Estamos diante de uma situação que fere o núcleo essencial do princípio fundamental da igualdade”, disse Anilton.
Além do aumento no número de vagas, sendo 50% para o público feminino e de 50% para o masculino, os legisladores pedem o aproveitamento das novas vagas abertas com as candidatas do sexo feminino que foram incluídas no cadastro de reserva do concurso anterior, aberto pelo edital 015/2013.
Comentários