Cemitérios municipais tem grande movimentação neste sábado

Para deixar tudo pronto para a data, foi aproximadamente um mês de trabalho intenso, incluindo limpeza, pintura, jardinagem e organização dos locais de visitação, contando com a parceria de várias secretarias municipais da Prefeitura de Lages

Este sábado (2), Dia de Finados, é de comoção, lembranças e orações. Logo nas primeiras horas da manhã os cemitérios municipais contavam com grande número de pessoas, com velas e flores nas mãos, visitando os jazigos de seus entes. Cultos ecumênicos foram realizados nos dois principais cemitérios da cidade, o da Penha e o Cruz das Almas, onde o conforto espiritual foi refúgio para o sentimento de saudade. Os locais foram abertos para visitação das 7h às 19h e será também no domingo, dando oportunidade para pessoas de outras cidades que aproveitam o feriado para passar o fim de semana com parentes e amigos.

E para que tudo estivesse pronto e com a harmonia que a ocasião merece, uma grande mobilização de secretarias municipais da Prefeitura de Lages foi desencadeada para preparar os locais de visitação. Quem chega aos cemitérios depara-se, logo na entrada, com uma barraca de informações e orientações, uma ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e a Defesa Civil. Duas equipes, com mais de dez pessoas cada, foram disponibilizadas nos dois cemitérios para auxiliar nos serviços.
Translado a quem precisa de ajuda
Na guarita, um mapa com cadastro e localização de todos os túmulos e pessoas aptas para prestar informações estavam à disposição de quem precisasse. Banheiros químicos foram colocados em pontos estratégicos e a equipe de coleta de resíduos e limpeza foi reforçada. Um serviço muito requisitado no Cemitério da Penha foi o translado de idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais físicas, realizado por um veículo disponibilizado pelo Meio Ambiente.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, foi aproximadamente um mês de trabalho intenso, incluindo limpeza, pintura, jardinagem e organização dos cemitérios para a data, inclusive contando com a operação tapa-buraco da Secretaria de Infraestrutura que recuperou as ruas do entorno.
Ambulantes foram cadastrados
Dia de Finados também é visto como uma forma de incrementar a renda de vendedores autônomos, que montam suas barraquinhas com flores, velas e alimentação, à disposição dos visitantes. Este ano a prefeitura encontrou uma maneira de melhor organizar a participação dos ambulantes, os quais precisaram se cadastrar na Secretaria de Meio Ambiente para atuar nos dias de visitação. Fiscais foram encarregados de fazer o monitoramento – os vendedores tem um espaço delimitado e não podem entrar no cemitério.
Elias Pereira vende velas em frente ao Cemitério da Penha há mais de 15 anos e gostou da iniciativa. Segundo ele, ficou mais organizado e todos tem a mesma oportunidade. “Anos atrás, quando o cemitério era menor, a gente ficava amontoado no portão de entrada e muitos insistiam em entrar. Agora temos o espaço certo para vendermos”, afirma.


Aproveitando que o povo

 estava nos cemitérios, no

 centro estava as obras

Substituição de tubulação na Coronel Córdova. Estava lá a Semasa e a Viaplan prestadora de serviços


Serão reestruturados 32 metros da rede, sendo esta a continuação dos reparos feitos na via no início do ano.
As obras não afetaram o abastecimento de água, mas a possível interrupção do sistema naquela região não estava descartada.


Foto Andreza Mota

Comentários

Postagens mais visitadas