Internacional de Lages bate record de público em 2013
Números de elite em 2013
Só Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville tiveram mais público que o Inter no estado em 2013
O Internacional de Lages foi campeão da terceira divisão do Campeonato Catarinense em 2013, mas as estatísticas mostram que o lugar mais adequado para o clube é, de fato, a elite do estadual. O Colorado Lageano fechou o ano passado com uma das maiores médias de público do futebol catarinense, mesmo disputando a última divisão do futebol profissional no estado.
Em seus 11 jogos no Estádio Vidal Ramos Júnior válidos pela divisão de acesso (competição que será chamada de série C a partir de 2014), o Inter de Lages teve, em média, 2.421 torcedores pagantes. As estatísticas consideram apenas o público pagante, que é o que fica registrado nas súmulas das partidas. Mas, como o número de crianças - que não pagam ingresso - cresceu muito nos jogos do clube em comparação com os anos anteriores, é possível estimar que o número total de torcedores do Inter nas partidas do clube em casa ficou perto de 3 mil pessoas.
Em Santa Catarina, apenas os cinco clubes que estão nas séries A ou B do Brasileiro tiveram média de público superior à colorada. Os campeões foram, pela ordem, Criciúma (8.466 pagantes), Joinville (6.403), Figueirense (5.014), Avaí (5.013) e Chapecoense (4.055). Isso significa que metade dos dez times da elite do estadual levaram menos torcedores ao estádio do que o Colorado Lageano, que estava na terceira.
Foto - Gugu Garcia |
Um dado igualmente impressionante sobre os números colorados nas arquibancadas é o que surge da comparação entre o público total do clube e o dos times que disputaram a divisão especial (ou segunda divisão). Segundo os números compilados por Roberto Bruno Mendes, um especialista em estatísticas sobre o Inter (e que podem ser checados nas súmulas disponíveis no site da Federação Catarinense de Futebol), nos 11 jogos do Inter em casa, o número total de pagantes foi de 26.632 torcedores. Na segundona, os dez clubes, somados, atraíram 29.468 torcedores pagantes. Em outras palavras: sozinho, e em 11 jogos, o Inter ficou bem perto do público que os dez clubes da segunda divisão conseguiram, somados, em 104 partidas.
Para igualar as bases de comparação, o levantamento levou em consideração apenas o público dos clubes na disputa do Campeonato Catarinense. Ainda assim, o Inter de Lages faria boa figura na comparação com a média de público do Campeonato Brasileiro. Na Série B, o média do Colorado Lageano seria a 14ª mais alta, logo atrás da do tradicional América Mineiro. Na Série C, o Inter de Lages teria ficado entre os dez clubes de maior média de público - atrás, por exemplo, do Santa Cruz, que todo ano é um dos campeões de bilheteria no país. E, na Série D, entre os 40 clubes que disputaram a competição, o Inter teria ficado com a sétima maior média de público.
Os números podem ser frios, mas, no caso do Inter de Lages, são mais uma evidência concreta de que um dos clubes mais tradicionais do futebol catarinense está retomando seu espaço. O próximo passo será dado na segunda divisão do estadual.
Comentários