Professores municipais retornam às atividades
Início de ano é um momento de descanso para muitos, e também de planejar o retorno às atividades rotineiras. Os pais organizam a volta dos filhos à escola e os professores preparam-se para receber os alunos, depois de quase dois meses de descanso. “É um novo período de adaptação”, afirma a psicóloga organizacional e de Medicina do Trabalho da prefeitura de Lages, Cleide Maria Favero Azambuja.
Para que o retorno ao ambiente escolar seja agradável a presidente do Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel), Silvana Arruda Lucena, enfatiza a importância de os professores serem bem acolhidos. “Eles têm que sentir que pertencem àquela escola”, afirma.
Silvana ocupou o cargo de diretora da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Ondina Neves Bleyer por 14 anos. Com base na experiência como gestora, ela diz que uma boa forma de os professores conhecerem a instituição em que desempenharão a função como educadores é tendo acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar em que atuarão. “É importante que conheçam a estrutura da instituição e a sala em que irão trabalhar”, acrescenta. “E que arrumem essa sala, a preparem para receber os alunos”.
A presidente do Simproel friza que as pessoas têm que ser bem recebidas e o diretor tem um papel fundamental nessa recepção. “É preciso que ele esteja à disposição para sanar as dúvidas dos professores”, comenta. De acordo com Silvana, o trabalho flui quando a pessoa se sente bem no ambiente de trabalho.
A psicóloga Cleide Maria Favero Azambuja concorda. Para ela, o sucesso da tarefa que se desempenha depende de como são compartilhadas as questões e situações relacionadas com a equipe. “A comunicação é fundamental para entender a filosofia de trabalho do gestor, promover o diálogo com os colegas e a comunidade”, reforça. “Quando se tem facilidade em conversar, não há nada que dificulte [o trabalho]”.
Os professores da rede municipal de ensino começam a se preparar para receber os estudantes no dia 6 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 10 de fevereiro.
Comentários