Radar móvel será acionado em ação educativa
“Ao longo desta semana a fiscalização é educativa. Estaremos em ação, mas apenas para alertar os motoristas sobre a necessidade de eles se enquadrarem nas normas de trânsito, respeitando os limites de velocidade nas vias urbanas.” Diego Oliveira
Durante esta semana a Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran) está realizando ação educativa com o radar móvel nas principais avenidas de Lages. Os agentes de trânsito estão distribuindo material informativo sobre esta ação.
Segundo o responsável pela Diretran, Diego Oliveira, o radar móvel vai entrar em operação, efetivamente, a partir do dia 3 de fevereiro. “Ao longo desta semana a fiscalização é educativa. Estaremos em ação, mas apenas para alertar os motoristas sobre a necessidade de eles se enquadrarem nas normas de trânsito, respeitando os limites de velocidade nas vias urbanas”, esclarece.
Entretanto, a Diretran já se encontra em pleno trabalho de fiscalização utilizando outro tipo de radar, o OCR (Optical Character Recognition, na sigla em inglês), que faz a leitura dos caracteres da placa de um veículo e envia as informações para um computador interligado ao Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).
Assim, em poucos segundos podem ser detectados casos de IPVA vencido, registros de furto e roubo, clonagem de placas, dentre outras irregularidades. “Com o OCR, a Diretran já está fiscalizando o trânsito de Lages, pois este aparelho foi aprovado pelo Inmetro. Quanto às lombadas eletrônicas e os furões deverão ser aferidos pelo Inmetro tão logo acabe a greve dos funcionários deste órgão”, conclui o diretor de trânsito.
Comentários