Lombadas e furões aferidos pelo Inmetro. Agora vem multa


O trabalho começa a ser feito na noite desta segunda-feira. O objetivo é que já na quarta-feira os 16 pontos de monitoramento eletrônico estejam efetivamente registrando os abusos dos motoristas
Terminada a greve dos servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a aferição dos equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito, instalados pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública e Diretoria de Trânsito (Diretran) começa a ser feita nas noites desta segunda-feira (14) e terça-feira (15).

 O trabalho iniciou por volta das 19h e se estendeu até a madrugada. O objetivo é que já na quarta-feira (16) os 16 pontos de monitoramento eletrônico estejam efetivamente funcionando.

Encontram-se já instaladas duas lombadas eletrônicas – avenidas Dom Pedro II e Santa Catarina – mais um conjunto de câmeras (furões) no semáforo do cruzamento das avenidas Belizário Ramos (Carahá) e Presidente Vargas. “Até o fim deste ano, prevê-se um total de 52 lombadas eletrônicas e de 69 furões”, informa o responsável pela Diretran, Diego Oliveira.

OCR em ação
 Também já estão em pleno funcionamento os radares móveis e o OCR (sigla em inglês para “Optical Character Recognition”, ou, “Reconhecimento Óptico de Caracteres”, em português), que faz a leitura dos caracteres da placa do veículo e joga as informações para um computador interligado ao Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc).



 Com esse equipamento, em poucos segundos podem ser detectados casos de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e licenciamento vencidos, registros de furto e roubo, clonagem de placas, dentre outras irregularidades.
Capacitação

Todo o trabalho de monitoramento eletrônico é coordenado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública e executado pela Diretran, órgão no qual atuam os agentes de trânsito. Na semana passada, gestores da secretaria participaram, em Lages, no Hotel Boqueirão, de curso de capacitação ministrado pela Assessoria e Consultoria em Trânsito e Transporte (Ascontran). Segundo Diego Oliveira, os conteúdos repassados estão relacionados à fiscalização, processo administrativo e licitações na área.




Comentários

Unknown disse…
Sou plenamente a favor dos controladores de velocidade em nossa cidade, porém não creio que o local escolhido para a Av. Santa Catarina, sentido bairro Conte ao bairro Triângulo, fosse o mais adequado.

Na minha humilde visão, o local mais adequado seria nas proximidades da rua Jorge Neves Vieira, pois quem sai desta rua tem a visão da Avenida Santa Catarina prejudicada devido a topografia desta. Vários acidentes ocorreram neste local, tanto que levou a administração anterior a colocar uma lombada física próximo deste entroncamento, fato que contribuiu com a diminuição drástica dos acidentes naquele local.

Postagens mais visitadas deste blog

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages