Caminhões da Defesa Civil estão na estrada desde às 6h rumo ao Oeste

Por volta das 9h desta quinta-feira (23), agentes de Defesa Civil de Lages estavam em Joaçaba, a 119 quilômetros de Xanxerê, no Oeste, via BR-282.
 Xanxerê foi assolada por um tornado na tarde de segunda-feira (20), destruindo residências e edificações de serviços públicos, a exemplo do ginásio de esportes da cidade.
 O secretário-executivo de Defesa Civil de Lages, Adilson Panek, e o vice-secretário de Defesa Civil e secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mushue Hampel, estão na comitiva.
A mobilização S.O.S. Xanxerê encampada pela prefeitura de Lages, através da Defesa Civil, foi abraçada pelos lageanos. 
A solidariedade possibilitou arrecadação superior a quatro toneladas de água e mais quatro toneladas de alimentos não perecíveis. No comboio que partiu às 6h da Defesa Civil, no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, na avenida Dom Pedro II, estão três caminhões – um carregado com água, outro com alimentos e mais um com cavaletes para sinalização. A corrente de solidariedade seguirá até que a campanha seja concluída.

A prioridade de doação é água, a segunda, alimentos não perecíveis, após, leite e materiais de limpeza como baldes, vassouras, escovas, esponjas, luvas, detergentes, sabão em barra e em pó. De produtos de higiene pessoal podem ser doados sabonetes, cremes e escovas dentais, toalhas, absorventes íntimos. Os donativos devem ser entregues no andar térreo da rodoviária, das 8h às 22h. Pelos números 3222-9661 e 8406-4037 podem ser sanadas dúvidas referentes à campanha.


Voluntários
Agentes de Defesa Civil e alunos estagiários do curso técnico de saneamento do Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva se revezam para receber os donativos e registrar os índices quantitativos de itens.
 Doações chegam a todo momento. Entre os itens doados estão caixas de leite, cestas básicas completas (arroz, feijão, açúcar, óleo de soja, macarrão, fubá, farinha de trigo, café, biscoito, sal), papel higiênico, fraldas e até edredons.
O prefeito interino Toni Duarte acompanhou os trabalhos de arrecadação no posto de coleta nesta quarta-feira. Em Xanxerê, as doações estão sendo armazenadas e selecionadas para entrega às famílias no parque de exposições Rovilho Bortoluzzi. “Qualquer doação, dentro do seguimento dos elementos prioritários, é bem-vinda. Mais de duas mil pessoas foram afetadas num universo de 47 mil habitantes. Xanxerê precisa da nossa ajuda”, reitera Panek.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão