Ampliação dos voos da Azul é discutida em reunião entre Acil e Prefeitura
Os voos regulares mantidos pela Azul Linhas Aéreas em Lages foram motivo de conversações no gabinete do prefeito Antonio Ceron, na tarde desta quinta-feira (9), com a participação da diretoria da Associação Empresarial (ACIL).
O pedido dos empresários é para que a prefeitura interceda junto à direção da empresa para a retomadados voos na forma inicial. Hoje são mantidos apenas nas quintas, nas sextas e nos domingos, ou seja, o pedido é para que voltem a operar também nas terças e quartas-feiras. E mais, para que haja negociação na vinda de um segundo voo com um novo itinerário. O prefeito compreendeu a preocupação dos empresários locais e se mostrou parceiro em tudo o que for preciso, inclusive, de fazer imediatamente o contato com os diretores da Azul, para avançar no processo de negociações.
Outra questão apresentada pela diretoria da ACIL é com relação à necessidade e a importância da completa manutenção do Aeroporto Antônio Correia Pinto Macedo. Há necessidade, segundo eles, da retirada de um poste, manutenção da cerca, limpeza em geral e um serviço de topografia.
É que para os próximos dias são esperadas duas vistorias: dia 20 de março estarão em Lages técnicos do Instituto de Cartografia Aeronáutica – ICA, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), do RS. Já a segunda vistoria será da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no dia 3 de abril. Tais procedimentos de vistoria dos órgãos externos são normais visando a renovação da certificação operacional do Aeroporto de Lages.
Por outro lado, foi sugerido um plano de visitações aos municípios vizinhos com o objetivo de seguir estimulando o uso dos serviços aeroviários a partir de Lages com ligação à São Paulo.
Participaram da reunião, além do prefeito Antonio Ceron e a diretoria da ACIL, os secretários de Administração e Planejamento, Antonio Arruda; de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Hoeller de Souza, e também o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), João Alberto Duarte.
Comentários