A partir de segunda-feira, 16, inicia-se a segunda etapa do serviço de notificação de emergência via SMS (mensagem de texto) da Defesa Civil. O estado de Santa Catarina foi pioneiro no serviço, quando começou com os testes para 20 municípios, em fevereiro deste ano. Agora, todas as cidades são abrangidas pelo sistema. A notificação é mais uma ferramenta para comunicar a população sobre situações iminentes de desastres, emergência e/ou estado de calamidade pública.


Ao receber a mensagem de texto-convite, o cidadão responde somente com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para o número 40199. Mesmo sem receber o convite, o cidadão pode fazer o cadastro quando desejar. O serviço permite cadastrar mais de um CEP (um por SMS) para ser monitorado pela Defesa Civil. 
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e o secretário da ADR Lages, João Alberto Duarte, que recentemente se reuniram na ADR para discutir o sistema, estão satisfeitos com mais este serviço, pois o Estado inova em proteção aos serranos e catarinenses com relação ao clima. “É um grande avanço para a nossa população. 

A Defesa Civil terá um canal direto com toda as pessoas para informar a respeito da meteorologia em casos de risco, em tempo recorde. Agora nós vamos repassar dados à comunidade que busca a informação”, comentou João Alberto.
Conforme dados do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), em Santa Catarina, pouco mais de oito milhões de aparelhos celulares estão ativos para receber as notificações. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão